Gerando documento PDF-A com o PDFCreator

Tempo estimado de leitura: 1 min

Objetivo

O PDFCreator é uma impressora virtual que deve ser instalada na máquina do usuário. A grande vantagem desse tipo de recurso é que o procedimento para a geração do do documento PDF/A é praticamente independente do editor de texto usado pelo usuário.

Pré-condição

Para a criação um documento PDF-A a partir do PDFCreator, é preciso tê-lo instalado no computador.

Passos 1 e 2: Para saber se o PDFCreator está instalado, clique no botão “Iniciar” do Windows e, depois, no item “Dispositivos e Impressoras”.

Passo 3: Verificar se o PDFCreator está listado na janela “Dispositivos e Impressoras”. Caso não esteja listado, será preciso instalá-lo no computador.

Passos 4 e 5: Para instalar o PDFCreator, abra o endereço www.pdfforge.org/pdfcreator em um navegador de internet (ex.: Firefox, Chrome, IE, etc.), faça o download do programa, execute o arquivo salvo após o término do download e, depois, siga os passos informados pelo programa de instalação.

Passo-a-passo da geração do documento PDF/A

Passos 1 a 4: Via o menu do seu editor de texto, escolha a item “Imprimir” (ou pressione CTRL+P), depois escolha a impressora “PDFCreator” e, em seguida, clique no botão “Imprimir”. Estes primeiros passos poderão varia de um editor de texto para outro. Neste caso, estamos tomando como base a interface do MS-Word.

Passo 5: Na janela “PDFCreator x.y.z”, clique no botão “Opções”.

Passos 6 a 8: Na janela “Opções”, clique no item “Salvar” no menu lateral esquerdo, depois escolha a opção “PDF/A-2b” na seção “Formato padrão para salvar” e, em seguida, clique no botão “Salvar”.

Passo 9: Voltando à janela “PDFCreator x.y.z”, clique no botão “Salvar”.

Passos 10 a 12: Seleciona o local onde o documento PDF/A será gerado, defina um nome para o mesmo e clique no botão “Salvar”.

Então o documento em PDF/A será gerado no local indicado e, posteriormente, aberto pelo leitor de PDF padrão do computador.

Este artigo te ajudou?
Não 17
Visualizações: 5670

Continue lendo

Anterior: Gerando documento PDF-A com o LibreOffice
Próximo: Primeiro Acesso – Pessoa Física
Tem dúvidas? Procure em nossa base.